Obrigado por sua visita!!! / Tks for yr visit!!!

Bem vindo ao mundo da velocidade!!
O blog do GiglioF1 é serio e atualizado...espaço simples , comentários objetivos , e certeza de boa informação no mundo da velocidade , de forma rapida e bem humorada!!!

____________xxxx___________________xxxx________

Welcome to the speed world!!
Giglio´s blog is serious and updated...straigthforward ,
direct to the point, the right and good info on a fast way , always in the good mood!!!
It is in Portuguese , but enjoy the videos and photos!...
You are not blind ...aren´t you!!

F1 Quando é que o bicho vai pegar de novo??

GP Austin USA

GP Austin USA
Texas

Giglio´s Top

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Belgica: O que somente a FIA e o Giglio viram!!!.....

Ainda ressoa muita discussao sobre o GP de SPA...Principalmente a punicao de Lewis..até abaixo assinado contra este punicao já existe com mais de 25000 assinaturas sendo enviado a FIA...e mais , declaracoes de Alonso e Truli dando suporte a penalizacao...Nao levo em conta as declaracoes de Massa ...por razoes óbvias.

Escrevi na minha ultima postagem que achei a penalizacao pesada...quem sabe manter os resultados de SPA e penalizar Lewis com 5 posicoes do Grip de Monza fosse mais adequado...
Contudo , após rever a corrida de domingo com calma , e repassar varias vezes as cenas das ultimas 3 voltas , mudei de ideia... Acho que a penalizacao a Lewis foi " branda"...Vou explicar porque:

1) Na 2° volta Lewis roda na entrada da curva 1 , ficando atravessado num ponto perigoso, e Massa já esta quase encima para fechar por dentro quando Lewis arranca de forma perigosa , arriscando um acidente coletivo, obrigando varios a " espalhar" para fora...Lewis recupera a segunda posicao e " ganha" folga em relacao a Massa.
Esta manobra em condicoes normais é proibida!!!

2)Ha 3 voltas do final , no fervor da disputa , depois da Eau Rouge , Lewis ao defender-se de um ataque de Kimi , Hamilton faz um " zig-zag" adiante de Kimi , o que é terminantemente proibido...pois na F1 o piloto pode defender-se apenas movendo uma vez o carro para um lado unico...Gracas a esta manobra irregular , Lewis manteve a lideranca...que perderia 2 curvas depois ao errar.

3) O mamento mas polemico: Lewis exagera na entrada de reta dos boxes , e intencionamente entra pela Chicane... ele poderia er ficado atrás de Kimi, mas nao o fez....ao cruzar a Chicane , ultrapassa Kimi , e devolve a lideranca quando já havia acelerado ,metendo-se no vacuo de Kimi e cruzando por dentro... A manobra para mim foi desleal com Kimi... se ele estivesse na Chicane
feito o trazado correto jamais ultrapassaria Kimi como o fez... Ele sim se beneficiou da manobra.
Aqui , concordo com Truli , se houvesse um muro , ou brita na Chicane , e nao o caminho que tem , Lewis jamais faria o que fez e nao arriscaria o que arriscou por fora...
Para mim ele já havia planejado a " trapaca" antes.

4) Quando liderava na ultim volta , perdeu pela 5° vez o carro acho que na curva 3 , e ao invés de retornar a pista , segue tranquilo pelo caminho retilíneo de imensa escapatória , evitando o risco de mais uma escapada...

Lewis , meus colegas , apesar do espetáulo , abusou muito nesta corrida, e acho que esgotou a paciencia dos comissários.

Kimi , que saiu da pista 5 vezes , na minha opiiao cometeu seu maior erro 2 curvas antes de sair em definitivo , quando Lewis roda e ele passa , com Lewis ainda na grama...era a chance de sair tranquilo longe adiante....e ele roda na próxima curva!!!...e depois sai em definitivo.

Fiquem a vontade de comentar!!!!!...esta vale a pena!!!

Abraco!!!

10 comentários:

Blog F1-V8 disse...

Olá Giglio!!
Primeiramente gostaríamos de pedir desculpas por ainda não tê-lo adicionado aos nossos favoritos... Depois é que nos demos conta de que vc ainda não estava lá!! Deslize nosso!

Por falar em deslize, a sua análise dos momentos críticos da corrida foi perfeita! Pouca gente notou a rodada de Lewis no início da corrida, e inclusive foi mostrada rapidamente pela transmissão... Ele realmente abusou e sua análise não deixa nenhuma dúvida, basta olhar o vídeo para tirar qualquer dúvida!

Abraços e até +!!

Marcelonso disse...

Camarada Giglio

Sua análises estão excelentes,mas eu continuo a não concordar com a punição.
Medidas como essa,são como um tiro no pé.

Além disso Kimi amoleceu bastante,pois ele poderia ter ficado por dentro,fechado a porta completamente,mas não ficou mudando de lado,na intenção de segurar Hamilton,e ae um abraço lá se foi o inglês.

Se ele ficasse por dentro,duvido que Hamilton passasse naquela curva,depois seria outra história.

Agora se fosse para punir,o que eu não concordo,que fosse um penalty em posições na corrida seguinte,que largasse em último,seria menos cruel.

abraço

Marcos Antônio Filho disse...

Boa Giglio,realmente eu nãome lembrava da rodada do Hamilton no início da corrida.Realmente Hamilton se excedeu um pouco,mas ele deve vir beeem mordido pra Monza,será uma grande corrida!

F-1 A.L.C. disse...

meu xará luis, que bom post, muito bem fundamentado!

eu achava que a punição era exagerada, mais este análise deu luces e está me convencendo da realidade da punição

que coisa boa

GiglioF1 disse...

Pessoal,

Obrigado pelos comentarios, mas as vezes com calma revendo um replay vemos o que nao haviamos visto antes... Como a rodada do Lewis na 2° volta que passou batido , mas foi ilegal o retorno....
Marcelo , como havia postado antes , quem sabe perder 5 posicoes no Grip em Monza fosse mais apropriado sim ... mas esta feito e nao creio que a FIA vai reverter alguma coisa...
Abraco!!!

Manoel Netto disse...

Olá Giglio,

(desculpe usar a caixa de comentários, não encontrei seu e-mail no blog, pode apagá-lo)

Em algumas horas estamos lançando mais um LiveStream do BlogBlogs, um sistema que exibe em um só lugar, as atividades em blogs, twitter, youtube, flickr relacionadas a um determinado assunto. Nesse LiveStream, rastrearemos tudo o que for dito sobre a Virtual Global Race (www.virtualglobalrace.com.br) que acontece em Outubro.

Como seu blog tem total relação com o tema, entramos em contato para avisar do lançamento e dar dicas de como ser exibido no LiveStream.

O processo é bastante simples. Se você já é cadastrado no BlogBlogs (http://blogblogs.com.br) e seu blog já está lá, basta adicionar a tag "virtualglobalrace" ou "vgr" ao escrever qualquer post sobre o assunto. Caso você não conheça o BlogBlogs ou ainda não tenha seu cadastro, será necessário fazê-lo primeiro, pois apenas blogs cadastrados em nosso site são indexados e aparecem no LiveStream.

Ah! Se comentar no Twitter (http://twitter.com), inserir fotos no Flickr (http://flickr.com) ou postar vídeos no YouTube (http://youtube.com) sobre o tema, não esqueça de usar a tag "virtualglobalrace" ou "vgr". Seu conteúdo aparecerá em nosso LiveStream (assim que estiver no ar, o link vai ficar na home do BlogBlogs), com link para você, no serviço utilizado.

Grande abraço

Leandrus disse...

Ótima análise dos acontecimentos!

Eu sempre achei que a punição foi correta. Só que, como odeio punições pós-corrida, achava que tinham que que puní-lo com 5 ou 10 posições na próxima corrida. Mas eu não sou da FIA...

Ateh!

OBS: Sinceramente, ridículo esse abaixo assinado para anularem a punição do Hamilton...

Blog F1 Grand Prix disse...

Giglio,

Desculpe pela ausência, as coisas têm andado muito corridas para mim mesmo!

Concordo com vc: a punição foi meio pesada, mas o Lewis esgotou a paciência dos comissários. A manobra sobre o Raikkonen não foi legal, na minha opinião.

Vamos esperar para ver se o inglês se recupera em Monza...

Grande abraço!

Gustavo Coelho

Felipe Maciel disse...

O Hamilton sempre foi um piloto que usou demais as áreas de escape. Mas ele faz mesmo parte dessa nova geração, e a realidade é esta: as corridas estão sendo disputadas nas áreas de escape. O que é uma pena, porque o piloto ganha o direito de errar e ainda provoca as mais diversas polêmicas...

Grid GP disse...

Talvez a culpa de termos tanta utilização das áreas de escape não seja tanto dos pilotos, e sim de quem as colocou lá. Mas a segurança, como sempre, tem que vir em 1º lugar (com ironia mesmo).

Se o Hamilton tivesse que ser punido por seu retorno à pista na volta 1, então o Trulli seria proibido de sentar num carro de Fórmula 1, pois seu retorno no final da 1ª volta foi bem pior.

Interessante sua análise, Giglio, mas considero os outros lances como normais de corrida (menos a fatídica disputa final). Acho que temos que tomar cuidado para não proibirmos coisas demais!

Mas aí está, mais um belo post para discussão.

Grande abraço!

Fábio.