
MotoGP vai acabar!!...Viva as CRT!!...a teoria da conspiração do Giglio!
Há tempos que venho meditando sobre o futuro da MotoGP....explico melhor, da MotoGP como ela é e esta.
Grids vazios , e quando tem strike na largada assistimos uma corrida mais ou menos , sem muitas emoções até mesmo porque tem poucos protagonistas...O que de fato estava acontecendo no minguado grid das MotoGP?... Grana meu caro...alias , a falta de...
O leasing de um chassis protótipo do MotoGP , incluído tudo, eletrônica suspensão etc custa entre 3 milhões de euros até 5 milhões... de euros colega!!!...e se forem duas motos nem pensar...
Além disso a própria equipe não tem acesso a tecnologia etc...tudo esta no preço , suspensão eletrônica , engenheiros de fabrica... Quando eles vão embora , levam tudo embora e a equipe fica sem nada!
Fora esta pechincha , soma-se os gastos com equipes , pessoal , logísticas fees , ou seja uma gastança sem fim... resultado: apenas alguns sobreviventes ainda endinheirados podem estar neste grid , cujo futuro iniciou 2010 com sérios questionamentos.
De fato somente as grandes montadores podiam competir de
fato...
Será que a Dorna caminharia para o mesmo destino de outras
empresas espanholas?...falencia??...não.
O bom senso reinou finalmente.
Eis que aparecereram as CRT ( Claiming Rules Team ) , um categoria alternativa dentro do própria categoria rainha , que disputarão entre eles o seu lugar ao sol , enquanto esperam o Stoner meter volta encima de volta , mas o importante é que eles terão o sentimento
entre eles de competir...
As CRT são motos também protótipo , mas com DNA de uma de série , 1000CC , com a liberdade
total de usar e abusar da eletrônica , e nos ajustes de suspensão , se não uma liberdade total , poderão deleitar uma Ohlims com muitos desafios...
Terão a liberdade também de ter discos em carbono de varias dimensões , ao passo que as MotoGP estão limitadas as 320mm.
Para o vexame não ser colossal , as CRT , que de fato serão mais próximas de uma SBK “ made in” Dorna , poderão utilizar 12 motores na temporada de 2012 , ao passo que as MotoGP somente podem ter 6 motores , e de lambuja , como as CRT não terão limitação nas ECU , terão
direito a 3 litros mais de combustível , de 21 a 24 litros, para dar de comer ao festival de eletrônica que dará inveja a qualquer caça americano...
Liberar a ECU é boa jogada para evitar gastos exagerados com
pacotes eletrônicas mais complexos e que custam fortunas.
Resumo da ópera: com cerca de 1 milhão de euros dá para colocar uma moto na pista , e ser o
dono da parafernalha embutida nela.
Enfim , deve haver alguma emoção , inclusive porque entram algumas novas marcas , como a Aprilia da Aspar Team , e a BMW-Suter.
As CRT devem estar , em termos de desempenho e tempos algo entre as SBK e os MotoGP...Por serem ainda protótipos , serão algo mais rápidas que as SBK.
Mas de que conspiração eu estou falando??...
Meu caro , para mim parece óbvio que toda a categoria vai dar uma reviravolta nos próximos 2 a 3 anos , e tudo vai virar CRT...tudo! ... assim o grid vai encher novamente e
teremos de volta os velhos pegas das 500CC...lembra?
Tudo esta armado para isto.
Você duvida da minha teoria?
Abraço e esperamos até abril para ver os pegas.
Giglio